dicas

dicas importantes da mineração pratense ao consumidor

Mais importante que vender mármores e granitos de qualidade, é informar o consumidor sobre o material que melhor atende as suas exigências, seja ela de estética, qualidade, durabilidade, resistência, custo ou até mesmo todas elas.

Esclareça abaixo alguma das dúvidas mais comuns de nossos clientes:

+ O que é Granito?

O granito é uma rocha ígnea formada por um magma em estado de fusão a grandes profundidades, no interior da terra onde ocorre seu resfriamento e a sua solidificação.O quartzo transparente, o feldspato e a biotita escura são os principais minerais formadores dos granitos. A coloração destas rochas é dada principalmente pela cor dos feldspatos.Os granitos ocorrem tanto sob a forma de maciços rochosos como em matagões (blocos arredondados). Com grandes chances de acerto, a olho nu, pode-se distinguir os mármores pela característica da superfície da rocha: geralmente apresentam muitos veios, coloração mais homogênea e ausência de pigmentação preta (sob a forma de pontilhados), comum em quase 100% dos granitos.

+ O que é Basalto?

O basalto é uma rocha constituída de quartzo, plagioclásios e cliropiroxênios entre outros, formando uma pasta homogênea e vítrea.

As características específicas desta rocha natural, determinam uma série de propriedades verdadeiramente peculiares. O basalto com superfície natural é antiderrapante, anti-congelante e é inatacável por qualquer tipo de ácido. É uma das rochas mais resistentes à ruptura, tanto, que é citada normalmente como: "A pedra mais indicada para as pavimentações e de extrema resistência"

+ O que é Silestone?

Silestone é um composto constituído por 94% de quartzo natural, tornando-o extraordinariamente resistente e durável. Esta é a única bancada feita de quartzo com protecção antibacteriana, dando-lhe propriedades únicas a nível de higiene. É uma excelente superfície para bancadas de cozinha, casas de banho, pisos e revestimento de parede utilizando o mínimo de juntas.

Além disso, está disponível numa variedade de diferentes tonalidades de cor, oferecendo um sem-número de possibilidades decorativas, desde uma simples bancada de cozinha a um projeto para um conjunto completo de mobiliário.

Basicamente seria recomendado o mesmo que os granitos, porém não deve ser utilizado em locais de grande trafego de pessoas pois possui baixa resistência a abrasão.

O material possui custo elevado de aquisição, muitas vezes superando mármores e granitos importados, não recomendamos a utilização em áreas externas embora o fabricante garanta o produto em locais de trafego intenso de pessoas, as chapas são produzidas em comprimento máximo de 242 cm, peças maiores precisam ser divididas.

O Silestone não deve ser utilizado em ambientes externos expostos a luz solar. Cores vivas desbotam e materiais brancos sofrem amarelamento.

+ Recebimento do piso na obra

1. Coloque uma pessoa qualificada para o procedimento. Todos os problemas devem ser detectados no ato do recebimento e observados na Nota de Entrega.

2. Escolher locar para armazenamento se possível o mais próximo do assentamento afim de evitar movimentação desnecessária e quebra.

3. Estocar em local longe de agentes nocivos como água contaminada (ferrugens, pó de madeira, produtos químicos, etc.). Outro inimigo do granito ou mármore é o PRODUTO OLEOSO, logo procure sempre remover com maior rapidez possível esse agente.

4. As peças devem ser arrumadas em posição sub vertical, sobre papelão, ripas de madeira mole (exceto em materiais claros), isopor ou correias de borrachas, sempre face lustrada com face lustrada, tendo em vista que a face bruta em contato com a face lustrada pode arranhar esta superfície.

5. Arestas quebradas na face inferior da peça, não são problemas, pois após o assentamento, não aparecem.

6. Peças grandes acima de 1 m de lado, devem ser estocadas deitadas (sentido horizontal), para evitar seu arqueamento. O assentamento deverá ser efetuado somente em pisos planos.

7. No caso de lavatórios, os mesmos deverão ficar encostados na parede, quase a prumo, com a superfície bruta voltada para a parede. A aresta polida que fica em contato com a parede deverá estar protegida por papelão.

8. Geralmente o piso é paletizado em pacotes de no máximo 1800,0 Kg, e para a descarga é necessário utilizar equipamentos (empilhadeira ou munck). O ideal no transporte interno é uso de paleteiras, sem abrir o pacote, evitando a quebra de cantos quando transportados manualmente.

9. No caso de materiais a serem transportados em caminhões, eles deverão ficar na posição vertical e a cada 2m de comprimento, fixados em tacos de madeira pregados no assoalho do caminhão.

+ Assentamento do piso

1. Contratar pessoas especializadas para assentá-lo.

2. Orientar uma pessoa responsável para fazer uma pré-seleção das mesmas e uma pré-montagem do piso antes da colocação definitiva, evitando assim o assentamento de pedras com possíveis variações em locais de destaque. Os materiais veiados poderão ser colocados em harmonia com os veios, para se obter um maior resultado.

3. Estabelecer o nível adequado de massa, pois os granitos e mármores apresentam variações de espessura.

4. O ideal para o piso é que no verso as placas estejam ranhuradas para melhor aderência.

5. Nunca esquecer que as áreas úmidas e frias como cozinha e banheiros devem receber impermeabilização no contra piso.

6. A areia a ser usada na mistura da massa deve ser limpa e peneirada, para evitar fragmentos que poderão causar oxidação no material. A qualidade de argamassa é importante no resultado do assentamento e evitar manchas no piso.

7. Não usar gabarito para padronização das juntas, porque a variação de tamanho das placas podem ser de 2mm para mais ou para menos.

8. O tempo total de cura após o assentamento de um piso é de no mínimo 28 dias, mas após 24 horas poderá transitar pessoal para proceder a montagem de gondolas e outros móveis leves.

9. As juntas de assentamento têm também uma função estética, sendo importante o rejuntamento permanecer bonito, fácil de limpar, ter boa textura, flexibilidade e aconselha-se usar produto específicos de fabricantes confiáveis que por sua vez tem até opções de escolha cores.

10. O tempo para rejuntar após o assentamento não deve ser inferior a 12hora, mas também pode ser muito depois do assentamento para que a junta não seja preenchida com sujeiras da obra. Caso isso aconteça aconselha-se até mesmo a aspirar as juntas antes do rejuntamento.

11. Logo após o assentamento é normal a pedra ficar mais escura, porque a agua utilizada no assentamento esta evaporando pelos poros da pedra e pelo rejunte.

12. Assentar os mármores e os granitos brancos ou claros com argamassa branca.

13. Utilizar pouca água na mistura com a argamassa. A espessura deverá ser no mínimo de 1cm, pois a pedra está mais isolada de qualquer contaminação.

14. A norma exige que se use inserts metálicos em peças assentadas em parede.

15. Certifique-se antes que a peça a ser assentada é realmente daquele vão ou área para evitar perda do material.

+ Limpeza e manutenção do piso

1. Após a colocação, proteger o piso enquanto durar a obra (com plástico, papelão, etc ...). Não proteger com gesso os mármores em geral. Muito cuidado com maderites que possam com umidade largar tinta. A espessura do gesso para proteção de granitos varia com o volume de desgaste que pode sofrer enquanto durar a obra. Sugerimos no mínimo 1cm de espessura para áreas de pouca circulação.

2. Para limpeza em lojas de médio e grande porte aconselhasse o uso de máquina especifica para limpeza de piso que escova e seca diariamente usando somente sabão neutro. Junto da agua poderá também aplicar uma pequena quantidade de cera a base de água, que agirá como selador. Mas é fundamental que a limpeza seja feita diariamente para manter o brilho e consequentemente aparência de limpo.

3. Evitar o tráfego de pessoas sobre superfícies molhadas, pois poderá causar acidentes.

4. No caso de áreas de escada, bordas de piscina, etc. O material deverá apresentar ranhuras ou superfície rústica para evitar escorregões.

5. Evitar transportar equipamentos arrastados para evitar um desgaste prematuro do piso. Em entradas de lojas o ideal é utilizar um capacho emborrachado para reter a areia e outros produtos que podem manchar ou desgastar o piso.

+ Recomendações de uso do Granito

O Granito pode ser utilizado em tudo que se refere a construção civil: bancadas de pias, lavatórios, soleiras, revestimento de escadas, entre outros. Possui boa resistência a abrasão, riscos e cargas, podendo ser utilizando tanto em ambientes internos como externos, em locais de tráfego intenso de pessoas.

Se trata de uma ótima escolha de material devido a sua resistência mecânica, ao brilho, facilidade na limpeza e que valoriza os ambientes onde for instalado.

+ Recomendações de uso do Mármore

Os Mármores são materiais de extrema beleza, geralmente indicados para ambientes internos, como lavatórios, soleiras, tampos de mesa, revestimentos de banheiras, entre outros. Valoriza os ambientes devido a sua beleza.

Se trata de um material de extrema beleza e uniformidade de tonalidades, não apresentando o aspecto de junção de vários grãos como nos granitos, porém possuem baixa resistência a abrasão não sendo recomendado para áreas de grande tráfego de pessoas, também não recomendamos a utilização de Mármores em bancadas de pia de cozinha devido a possibilidade de desgaste prematuro do material.

Mármores nacionais possuem grande variação de preços, materiais mais comumente encontrados na natureza possuem valores considerados baixos, porém materiais com grau de pureza elevado, apresentam valores elevados comparados ao preço de mármores importados, porém com uma resistência superior a grande parte dos materiais importados.

Já os mármores importados apresentam variação muito grande de preço, em geral, eles possuem um brilho intenso devido seus grãos serem extremamente finos. Se tratam de materiais de formação geológica muito antiga, apresentando em quase sua totalidade micro fissuras e até mesmo trincas cobertas por resinas e massa plástica, para que estes materiais cheguem até o consumidor final. Muitos deles apresentam na sua parte inferior telas de fibra de vidro para que não se quebrem durante o transporte e instalação.

+ Recomendações de uso do Travertino

Travertinos são materiais de extrema beleza, geralmente indicados para ambientes internos, como: lavatórios, soleiras, tampos de mesa, revestimentos de banheiras, lareiras, entre outros.

Se tratam de materiais de extrema beleza devido a sua tonalidade dando um aspecto de sofisticação. Não é recomendado para uso externo devido sob ação das intempéries pode ocorrer o desprendimento da massa plástica utilizada para corrigir imperfeições, mas em contrapartida se trata de um material de fácil manutenção, ou seja, é possível a recuperação destas peças com massa plástica e polimentos. Se trata de um material não recomendado para bancadas de pia de cozinha, visto que em pouco tempo haveria o desprendimento das massas plásticas, ocasionando buracos e acumulando sujeiras e gorduras o que tornaria impossível uma restauração futura.

+ Como escolher a melhor empresa para a realização de meus projetos?

Visite as empresas, conheça as suas instalações, os materiais à disposição, veja as placas dos materiais, se a empresa está devidamente regularizada. Nosso segmento possui muitas empresas que se apresentam através de fotos com projetos não originais, copiados de revistas de decoração.

+ Por que as empresas apresentam valores tão diferentes?

Uma empresa devidamente legalizada, com funcionários em dia com a legislação trabalhista, atendendo exigências fiscais, ambientais e até mesmo de acordos firmados com o Sindicato dos funcionários ligados ao setor de Mármores e Granitos possui custo extremamente alto. Porém devemos lembrar que um orçamento com valores altos não significa que esteja realizando um pedido em uma empresa que cumpra todos estes requisitos, por isso recomendamos conhecer pessoalmente a empresa.

+ Um material de valor baixo, significa que ele seja de baixa qualidade?

O que determina o valor dos materiais, assim como pedras preciosas é a raridade de encontra-lo na natureza associado a dificuldade de extração e a beleza do mesmo, isto associado a lei da oferta e procura. O Basalto, por exemplo, não significa que seja um material de baixa qualidade devido ao seu preço baixo, isto se deve a maior facilidade de encontra-lo na natureza, em contrapartida, o Marrom Imperial Espanhol, é importado de rara beleza e de baixíssima resistência, visto que é adquirido com uma tela de fibra de vidro colada na chapa de modo que se possa transportar e manuseá-la sem que ela se quebre.

+ Um material de primeira qualidade, significa que não irá apresentar absolutamente nenhuma mancha ou veio?

As chapas possuem qualificações sobre a qualidade, uma chapa de primeira qualidade a possibilidade de se apresentar uma mancha ou veio fica reduzida a índices inferiores a 4%, dependendo do tamanho da peça a ser cortada pode-se sim evitar completamente manchas ou veios, peças grandes possuem maior probabilidade de apresentarem manchas. Alguns materiais vem resinados, conferido beleza e brilho raro, este artificio pode esconder algumas microfissuras que se tornam visíveis com a presença de poeiras gerada no processo produtivo, estas microfissuras em nada comprometem a resistência do material.

+ Devo comprar determinado material baseado em amostras?

Não recomendamos, mesmo em uma chapa de mármore ou granito de baixíssima qualidade é absolutamente possível se retirar amostras perfeitas, a não ser que as amostras possuam 150 cm ou mais, como as apresentadas em feiras.

+ Mármores e Granitos mancham com certos produtos?

Sim, elas podem manchar. Materiais claros podem manchar com molhos de tomate, vinho, café, gordura proveniente de frituras, neste caso se tornam um pouco amarelados. Caso ocorrer, limpe o mais breve possível para se evitar que penetrem nos poros dos mármores e granitos.

+ Qual produto indicado para limpeza destes materiais?

Recomendamos água e detergentes neutros em caso de bancadas de pia, basicamente os mesmos que são utilizados na limpeza diária. Não recomendamos produtos quimicamente conhecidos como fortes, pois podem em certos casos reagir quimicamente com estes materiais e mudar a coloração na área atingida.

+ Mármores e Granitos possuem Garantia?

Não possuem garantia devido ao fato de serem produtos extraídos da natureza, ou seja não há como se realizar um controle de qualidade sobre produtos originados da natureza, porém é recomendo realizar uma inspeção nos materiais no ato do recebimento, verificando se há trincas ou falhas no acabamento. Embora raro, pode ocorrer a existência de uma pequena mancha ou veio, neste caso não são aceitas devoluções.

Segundo o PROCON, as empresas são obrigadas a fornecer 90 dias de Garantia Legal no caso de prestação de serviços como a realização de montagens ou instalação das mesmas.